
Já dizem os grandes publicitários e profissionais da comunicação. “Todo mundo come ovo de galinha porque a galinha quando bota berra. Já a pata, que tem um ovo muito maior, bota e fica quieta, por isso não chama a atenção de ninguém”. Destaco este ditado popular pra fazer uma pequena analogia a postura com que as empresas aparecem no mercado hoje. Muitas vezes a empresa é boa, tem potencial, é bem gerenciada, tem mercado para atuar, um bom produto ou serviço, mas acaba não emplacando porque esquece que precisa aparecer e ser notada.
A maneira com que uma empresa dialoga com seu mercado consumidor é fundamental e extremamente importante para o seu sucesso. Dialogar de maneira inteligente é um diferencial competitivo. Ficar omisso a ‘síndrome da pata’ pode atrapalhar qualquer negócio. Mas, como cuidar da imagem de uma empresa? Quando se fala sobre este assunto, muitas vezes o empresário ou comerciante pensa que precisará gastar rios de dinheiro com um anúncio no jornal ou um comercial na televisão. As mídias tradicionais são importantes, mas as vezes não se enquadram na realidade de uma empresa e nem precisam ser cogitadas. Por exemplo, porque a doceria do ‘Seo Joaquim’ precisa ir pra televisão? Não é relevante, não tem público pra isso. Porém, ele pode explorar outros meios que trarão um ótimo retorno.
O que me chama muito a atenção é que muitas pequenas empresas hoje sequer possuem um site na internet. Me refiro a comércios populares, micro empresas. E a explicação para isso é o custo. Sou cético em dizer, o que precisa mudar é a mentalidade das pessoas, foi-se o tempo que a comunicação era vista como gasto. Comunicação é investimento, se bem aplicado trará muitos retornos, pode ter certeza!
Uma comunicação bem feita é ter uma identidade visual bem definida, uma logomarca que você possa fixar na cabeça das pessoas. É ter uma boa fachada. Sim, ter uma boa fachada é fundamental, é o cartão de visitas da empresa. Não devemos acreditar naquele papo de Vó de que o importante é o interior. Comunicação é o atendimento ao cliente, é ter um material institucional do seu produto pra entregar para as pessoas. Comunicação é ter um cartão de visitas e entregá-lo sempre, mesmo que você esteja na sala de espera do consultório do dentista. Comunicação é ter um site, um blog porque não? talvez um twitter. Fazer comunicação é pensar que o seu cliente faz aniversário e pode adorar receber um cartão. Comunicação é oferecer um brinde, é pensar em reter clientes e também em atrair novos e aí se encaixam as promoções, que ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar muito para ter um bom resultado. Se você pode gastar, ótimo, o resultado será excelente, mas se não pode, basta ter criatividade.
E importante deixar claro que é necessário um bom assessoramento para que um bom trabalho de comunicação/marketing seja feito. Mesmo muita gente achando que de comunicação qualquer um entende, as coisas não são bem assim e o tiro pode sair pela culatra. Uma comunicação mal feita pode levar a sérias conseqüências e danos a imagem de uma instituição.
Para provar que não precisa ser uma multinacional pra investir de maneira acertada em comunicação, vou citar uma empresa de revenda de gás de Piracicaba, chamada Dé do Gás. É importante eu dizer que não tenho nenhum relacionamento com eles, nem os conheço e muito menos tenho algum interesse em divulgá-los comercialmente, mas acho fantástico o trabalho que eles fazem sob o aspecto de comunicação. A empresa tem uma identidade visual bem definida, uma mascote, um site excelente, com informações muito bem distribuídas, toda uma frota de carros personalizada, um jingle, sem contar que realizam promoções sensacionais voltadas a donas de casa.
Acesse: (
www.dedogas.com.br) Vale a pena! Veja como é possível aparecer bem e sair da caixa!