Vi hoje o vídeo que está circulando na internet com os jogadores do Santos, em que eles - em clima de brincadeira - abriram um chat após o último jogo do time para dialogarem com os torcedores. Como em qualquer mídia social, os internautas falaram o que quiseram; o problema é que os jogadores do Santos não estavam preparados para estarem ali, administrando isso e falaram um monte de bobagem, rebateram críticas e ofenderam torcedores.
Eu, particularmente, acho que não foi nada tão grave, como boa parte da imprensa tem noticiado, mas foi uma situação delicada e que deve ter deixado o assessor de imprensa e toda a diretoria do Santos bastante irritados.
O que é fato é que as mídias sociais estão por aí, são uma tendência e sim devem ser exploradas por famosos e anônimos, não dá pra fugir. Hoje, qualquer pessoa tem um perfil no Orkut, Facebook, Twitter, entre outros. O Twitter, por exemplo, é uma ferramenta que aproxima famosos de anônimos. O problema é que se a pessoa é pública, ou representa alguma instituição, o risco da exposição é ainda maior.
Não sou expert no assunto, mas no caso de famosos, estar exposto a mídias sociais requer uma grande cautela para que aquilo que é dito, não se volte contra a imagem da pessoa. Os jogadores do Santos, por exemplo, grande parte deles possui perfil no Twitter. Mas, será que a assessoria de imprensa do clube tem controle sobre tudo que é dito? O trabalho do assessor de imprensa hoje é ainda maior devido a dimensão das ferramentas de web. Hoje, todo o cuidado com a imagem é pouco! Algo errado que porventura cair na rede, é como jogar um travesseiro de pena de cima de um prédio, você até pode recolher boa parte das penas, mas nunca vai conseguir recolher tudo.
Eu, por exemplo, já vi vários famosos falando muita porcaria no twitter, de jogador de futebol a apresentador de TV e, inclusive vi depois algumas pessoas tentarem se redimirem dos ‘exageros’ de um post mal colocado.
Os jogadores do Santos erraram. Eles não tiveram a dimensão da grandeza do clube e também do que eles representam para a instituição. Eles não tiveram inteligência psicológica para agüentar as gozações de torcedores (o que realmente não é fácil) e acabaram prejudicando a imagem do clube.
Porém, acho que o susto não foi em vão. Li já em algum lugar que o Santos está preparando uma cartilha adicional focada em web pra instruir os jogadores sobre como se comportarem. Acho que já é algo válido!
Abaixo o vídeo na integra! Tire sua própria conclusão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário