sábado, 10 de julho de 2010

Chico Xavier ou “Ai que vergonha”?

Você gostou da logomarca da Copa do Mundo 2014? Eu não gostei! E não só pelo fato de a logomarca ser esteticamente muito feia, mas também por todo o processo de branding, que não considero ter sido muito bem conduzido. Alias, está correndo na internet que a logo já recebeu o apelido de Chico Xavier, por trazer a lembrança da mão do médium no momento em que ele psicografava. Outras brincadeiras – que sim devem ser consideradas pelos organizadores do evento – é que a logo lembra alguém com a mão na cara dizendo: “Aí que vergonha” ou “Putz, ferrou” e também que é uma alusão a taça Julies Rimet, que 'meteram a mão' no Brasil. Só espero que esta não seja a impressão que nós deixaremos ao final da Copa, nem pelo futebol apresentado e nem pela organização.
A criação, é claro, não pertence a publicitários brasileiros, que por sinal são extremamente consagrados internacionalmente, mas sim do estúdio francês Richard A. Buchel, que já trabalha com a UEFA. Discussões de design a parte, é mais uma demonstração da mania nacional de preferir criações gringas. Para se ter uma ideia, a primeira versão da logo saiu com Brasil escrito com ‘z’. Não dá, né? A Copa é em casa!
Entre os responsáveis pela escolha: Ricardo Teixeira, Ivete Sangalo, o secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, Gisele Bundenchen, Hans Donner e Paulo Coelho. Li no blog ‘Perolas para porcos’ a seguinte conclusão, que por sinal achei muito boa e vou reproduzir: “Incrível que Niemayer tenha sido convidado para aprovar uma logo com curvas tão malfeitas, incrível que Gisele tenha sido convidada para aprovar uma logo sem um pingo de charme, incrível que Hans Donner tenha sido convidado para aprovar uma logo sem degradê, incrível que Paulo Coelho tenha sido convidado para aprovar uma logo sem nenhum conceito por trás e incrível que Ivete Sangalo tenha sido convidada pra aprovar uma logo qualquer”.

E você, o que achou?

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