terça-feira, 20 de julho de 2010

Quanto vale uma marca – Parte II





Há algum tempo eu postei um artigo neste blog comentando sobre o valor de uma marca e a importância de se zelar pelo que eu considero o valor maior de uma instituição. Hoje, comentarei sobre o Flamengo e o caso ‘Bruno’. O que me chama muito a atenção nisso tudo, é que o Flamengo, mesmo não tendo nada a ver com a situação de maneira direta, é citado em todos os momentos. Isso, é claro, devido a grandeza do clube. Agora a pergunta, o Flamengo tem culpa nisso? Eu, modestamente, entendo que parcialmente sim, pois não é de hoje que seus jogadores aprontam e prejudicam a imagem da instituição.

A imagem de um clube, assim como a de uma empresa, é algo muito importante e deve ser preservada, sempre. Um time de futebol, por exemplo, lida com a paixão e emoção das pessoas, o que também é um ponto de atenção. Aposto que ninguém da diretoria do Flamengo ou dos patrocinadores gostou de ver - há alguns meses – o Vagner Love em meio a fuzis nos morros cariocas, ou o Adriano suspeito de fornecer ‘brindes’ a traficantes. E olha que eu sou cético em dizer que todo mundo tem direito a ter amigo, independente se ele é bom ou ruim. O problema é o cuidado com a imagem. Jogador de futebol é ídolo de criança no Brasil, mas traficante também é.
Uma marca como a Olympikus, por exemplo, quando se associa a um clube de futebol espera criar associações alegres, otimistas e vencedoras; um crime, com certeza, joga tudo isso por água abaixo. Fazendo uma analogia irônica (pra não dizer ridícula), é como levar a sua filha pra fazer piquenique dentro do presídio. É uma associação que não combina.

Do ponto de vista de gestão de crise o Flamengo até que agiu rápido afastando o goleiro. Zico, também foi convocado para minimizar o problema e fez o seu papel, inclusive dizendo que sim, o clube tem certa culpa em todo este processo. A presidente do clube, Patrícia Amorim, mandou o atleta embora por justa, cogita processá-lo por danos à imagem do clube e ainda incluirá uma cláusula no contrato de todos os jogadores do Flamengo com uma multa em caso de prejuízo a imagem do clube. Decisão que eu entendo como acertadíssima!

Algo que pode contribuir e muito com os times de futebol no Brasil - é o estabelecimento de conceitos organizacionais como Missão, Visão e Valores, algo usual no mundo corporativo. Estes elementos, desde que bem alicerçados, ajudarão a guiar o clube no processo de contratação de atletas e guiarão os cartolas no sentido de avaliar se uma conduta extra campo foge a cartilha de valores da instituição. No mínimo isto é algo para se pensar.

Um comentário:

  1. Oi Gabriel! Adorei o seu blog, vou acompanhar sempre! Como esta em Santos? Bjao!!!

    ResponderExcluir