
Hoje vou falar de duas coisas que eu gosto muito: Corinthians e Comunicação. O que uma coisa tem a ver com a outra? Basta voltar ao ano de 2007, ano em que o Corinthians se via mergulhado em uma crise sem tamanho. Dentro de campo, um time ridículo. Fora dele, o clube devia explicações ao Ministério Público por conta de uma sinistra parceria com um fundo internacional que suspeitava-se estar fazendo lavagem de dinheiro dentro do clube de Parque São Jorge. O resultado todo mundo já conhece, time na segunda divisão, uma imagem arranhada e dívidas astronômicas.
Eu não sou do tipo que acredita que para se dar um passo pra frente, primeiro é necessário dar dois para trás, mas no caso do Corinthians parece que isso funcionou.
Já em 2008, na segunda divisão, o time começou a se organizar e a lançar moda! Lançou no mercado a camiseta inspirada no grito da torcida, com o dizer ‘Eu nunca vou te abandonar’, em seguida, a polêmica camisa roxa e assim foi indo. Gostando ou não, a moda pegou e o clube percebeu que de fato tinha em mãos um produto e um público ‘fiel’ e disposto a gastar. O vice-presidente de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg, muito bom por sinal, percebeu o nicho que tinha em mãos e passou a criar cada vez mais. De lá pra cá, ele apostou em camisetas, lojas franqueadas, programas de fidelização ao torcedor, filmes, revistas, celulares, cruzeiros marítimos, títulos de capitalização, participação na Stock Car e muito mais. As ideias não pararam e a receita também.
Ronaldo ‘Fenômeno’ veio pra somar ainda mais e trouxe com ele mais oportunidades de receita para o clube. Resutado? Além de um time vencedor, dívidas amenizadas, uma imagem completamente restaurada e uma receita que quase triplicou em dois anos, saltando de 42, 5 milhões em 2007 para 110 milhões em 2009.
Ta vendo? Pensar fora da caixa faz a diferença!
Eu não sou do tipo que acredita que para se dar um passo pra frente, primeiro é necessário dar dois para trás, mas no caso do Corinthians parece que isso funcionou.
Já em 2008, na segunda divisão, o time começou a se organizar e a lançar moda! Lançou no mercado a camiseta inspirada no grito da torcida, com o dizer ‘Eu nunca vou te abandonar’, em seguida, a polêmica camisa roxa e assim foi indo. Gostando ou não, a moda pegou e o clube percebeu que de fato tinha em mãos um produto e um público ‘fiel’ e disposto a gastar. O vice-presidente de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg, muito bom por sinal, percebeu o nicho que tinha em mãos e passou a criar cada vez mais. De lá pra cá, ele apostou em camisetas, lojas franqueadas, programas de fidelização ao torcedor, filmes, revistas, celulares, cruzeiros marítimos, títulos de capitalização, participação na Stock Car e muito mais. As ideias não pararam e a receita também.
Ronaldo ‘Fenômeno’ veio pra somar ainda mais e trouxe com ele mais oportunidades de receita para o clube. Resutado? Além de um time vencedor, dívidas amenizadas, uma imagem completamente restaurada e uma receita que quase triplicou em dois anos, saltando de 42, 5 milhões em 2007 para 110 milhões em 2009.
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