domingo, 6 de junho de 2010

Contestar Dunga, por que?







Se alguém me perguntar se eu concordo com a escalação do Dunga e com os jogadores que ele convocou pra seleção eu vou dizer que não. Não acho que Grafite, Josué, Elano e alguns outros estão no nível de uma seleção brasileira. Mas, na minha opinião, não dá pra contestar o trabalho que ele tem feito a frente da equipe canarinho. Aliás, os números não mentem e o trabalho dele, até agora, só pode ser exaltado. Campeão da Copa América, da Copa das Confederações e equipe líder das eliminatórias com direito a vitória e classificãção antecipada sobre a Argentina em Rosário. Nada melhor!

Que ele é chato, mal educado, ranzinza e não gosta da imprensa, tudo isso é fato e nós já sabemos. Mas, há quatro anos os mesmos que hoje criticam queriam alguém com este perfil a frente da seleção, ou não? Lembro-me muito bem. Logo que o Brasil caiu em 2006 diante da França de Zidane todos diziam: "A seleção está uma bagunça". "Falta liderança". "O Parreira não teve controle sobre as estrelas". "A seleção precisa de alguém de pulso firme".

Todos pediram e isso aconteceu. Dunga chegou, sem experiência, e impôs o seu ritmo de trabalho. Acabou com o 'estrelismo' e conseguiu criar um clima operário, sob a filosofia: 'um por todos e todos pela seleção'. Em 2006, na Alemanha, o Brasil tinha grandes jogadores, mas não tinha um time. Este ano, o Brasil pode não ter no elenco os melhores jogadores, mas, com certeza, tem um time e, mais do que isso, uma filosofia de trabalho. Adriano é um exemplo clássico do que estou dizendo. Ele até fazia parte dos planos do técnico, mas teve atitudes contrárias a filosofia de trabalho. Resultado: Ficou fora da Copa.

Dunga é um líder, é um vencedor, sempre foi, desde a época de capitão da seleção brasileira. Dá pra perceber que ele tem o respeito do grupo de jogadores que viajou pra África e que cada um que está lá jogará por si, pela pátria e também por ele. Ele conseguiu este respeito, o que entre 'boleiros', não é fácil.

Para finalizar, acho que o Brasil fará um grande mundial. Podemos até não levar o hexa, já que muitas outras grandes seleções também são favoritas e estão com grandes equipes, mas diferente de 2006, sairemos com a cabeça erguida.

Aos domigos e quintas escreverei sobre futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário