sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quanto vale uma marca?


Talvez aqueles que não estejam no ramo da comunicação não entendam o valor de uma marca. Ao longo do tempo já participei de diversas discussões acerca do valor da comunicação, mais precisamente, do valor de uma marca e o quanto se ganha investindo nisto. Muitos ainda acham que se perde dinheiro. Inclusive, a própria APP (Associação dos Profissionais da Propaganda) realiza trabalhos fortíssimos para que se perca o estigma de que agregar valor a uma marca é perder dinheiro. Em pleno século XXI pensar isso é realmente uma grande bobagem!
Conheço muitos que dizem que não são influenciado pela propaganda. Eu tenho uma opinião diferente. Basta se imaginar em frente a uma gôndola de supermercado precisando escolher um produto. Você vê dois com o mesmo preço, um bastante conhecido (que você só conhece graças a propaganda) e o outro você nunca viu ou que viu parcialmente. Qual deles você escolhe? É claro que escolhe aquele que te proporcionou um recall maior, uma lembrança de marca maior. Não tenho dúvidas! A marca construiu um lugar no seu subsconsciente e - mesmo sem você saber o porquê - você opta por ela.
As marcas possuem personalidade. Tive uma professora no MBA que me fez fazer um raciocínio bem interessante: pensar em uma marca como se ela fosse uma pessoa. Por exemplo, se a Coca Cola fosse uma pessoa, que pessoa seria? Se a Nestlé fosse uma pessoa que pessoa seria? E a CCE, a Parmalat? Se trouxermos isso para o mundo corporativo o resultado é o mesmo. Imaginem neste momento pensarmos na British Petróleo, que pessoa esta empresa seria? Acho que o George Bush, o Darth Vader e o Freddy Kruegger disputariam o primeiro lugar, fácil, fácil.
O que eu quero dizer com tudo isso? O maior valor de uma empresa não são os funcionários (por mais que se diga o contrário), sua estrutura ou mesmo seu faturamento. É claro que tudo isso é importante, mas o maior bem de uma empresa é a sua marca ou a marca de seu produto. Tratá-la bem é essencial para que ela se posicione no mercado como Luke Skymalker e não como Darth Vader!

Esta foi a minha ideia fora da caixa de hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário