segunda-feira, 7 de junho de 2010

Copa do Mundo: grandes oportunidades em Comunicação e marketing!



A Copa do Mundo chegou e com ela diversas oportunidades de negócio em marketing e comunicação. Empresas como um todo, grandes ou pequenas, gastam rios de dinheiro em ações promocionais e de propaganda. Agora a pergunta, vale a pena fazer um trabalho de divulgação de sua empresa ou produto voltado ao tema Copa do Mundo? Na minha opinião, é claro que vale!

Em primeiro lugar, Copa do Mundo é o maior evento esportivo mundial, nenhum outro consegue mexer tanto com o cotidiano das pessoas. No Brasil então, nem se fale, nada se compara! Vira uma verdadeira febre nacional.

Mas, o que e como fazer? Depende da empresa, do ramo de atividade e também do quanto se quer ou se pode gastar. Já vi empresas gastarem muito com bobagens e outras fazerem coisas incríveis com poucos recursos. A Ambev, que tem 'bala' pra gastar, ousou e entrou forte colocando a Brahma como patrocinadora oficial da Copa. Eu, sinceramente, tenho lá as minhas dúvidas em relação ao investimento. O que adianta a Brahma ser divulgada mundialmente durante os jogos se o cara lá do sul da Eslovênia não vai achá-la no mercado mais próximo? Acho que é um gasto bobo! E olha que eu adoro os comerciais da Brahma, o apelo do 'Guerreiro' é sensacional!

Tenho em mente que a estratégia feita com a Skol, também da Ambev, foi mais interessante. A lata de cerveja com alto falante foi demais. Nesta eles saíram da caixa, literalmente!

A Vivo fez uma promoção bem interessante também. Os clientes interagem com as mídias sociais como twitter, Youtube e concorrem a viagens para assistirem a Copa do Mundo. E o melhor, o cara que liga pra dar a notícia ao ganhador é o Pelé! Bem legal também! Outras marcas também fizeram coisas bem interessantes, como o Mc Donald's que fez um lanche temático para os principais países da Copa, a Havaianas que personalizou as sandálias com as cores dos times que fazem parte do Mundial, e muito mais!

Enfim, se a sua empresa não tem tanto recurso como a Ambev, a Vivo, o Mc Donalds ou a Havaianas vale qualquer ideia. Vale uma camiseta personalizada do Brasil com a sua marca estampada, uma bola, uma rodada de chopp pra cada Gol, enfim. Vale criar, vale inventar. Só não vale ficar dentro da caixa!

E olha que em tempos de Copa do Mundo nem é tão difícil assim pensar fora da caixa!

5 comentários:

  1. Bom, de repente o patrocínio esteja ligado a objetivos maiores da organização, acredito que ninguem em sã consciência faria tal investimento sem estimar o retorno. Por exemplo, quanto vale sua marca ser exibida no superbowl? qual o retorno no mercado que você quer atingir? No caso da Brahma..alguém aí trabalha no marketing da Inbev? abçs

    ResponderExcluir
  2. Pascoal! Esta é a minha percepção em relação a estratégia da Brahma, não quer dizer que é a mais correta. Concordo que não existe investimento sem expectativa de retorno, mas Comunicação e marketing não é uma ciência exata, muitas vezes as coisas não ocorrem como o planejado. Sabia?
    No caso do Superbowl, depende muito. Se for a Budweiser ou o MC Donald's é uma ótima vitrine, se for a Brahma por exemplo, não faz tanto sentido. Concorda comigo? Eu não preciso ser jogador de futebol pra dizer se um jogador é ruim, assim como eu não preciso trabalhar na Ambev pra avaliar se a estratégia de MKT é boa ou ruim.

    ResponderExcluir
  3. Meu estimado amigo, é Inbev, resultado da fusão da brasileira Ambev e a belga Interbrew. ok? depois, ela controla 14% do mercado mundial de cerveja e é a cervejaria dominante na Bélgica, Brasil e grande parte da Europa Ocidental, é a maior do mundo em relação a volume, a Budweiser ai do novo artigo também é dela, sabia? Não sei se sabe, mais a Brahma será vendida em 15 países, dos EUA à Ucrânia, é a mais internacional das cervejas brasileiras, logo, acredito que esse patrocínio faça parte da estratégia, isso é estratégia meu caro...pra comunicação o gasto pode ser bobo, mas pra estratégia de marketing com certeza não...a e o superbowl é um dos eventos mais assistidos do planeta, olha que nem sei se o darth vader assiste..rss mas a Brahma quer o mercado lá também...EU SOU BRAHMEIRO...abços

    ResponderExcluir
  4. Pascoal! Em primeiro lugar, fico feliz que esteja lendo de maneira tão crítica este blog; esta sua criticidade fará com que eu tenha ainda mais atenção durante a concepção dos textos. Em segundo lugar, não faz sentido dizer que pra Comunicação a estratégia não faz sentido e para o MKT faz sentido. Comunicação e MKT caminham juntos, ambos fazem parte dos 4 P's, sabia? Produto, preço, promoção e praça). O que adianta a estratégia de MKT ser boa se ela não for divulgada? Aí entra a divulgação da Brahma na Copa, que eu - simplesmente -comentei e te deixou tão melindrado. Fique tranquilo, não tenho nada contra o produto.
    Se você perceber, o foco do texto são possibilidades em Comunicação - para qualquer empresa ou negócio - durante a Copa do Mundo. Não me apego a Brahma como case principal, apenas a cito de forma suscinta. De qualquer forma, o comentário é sempre válido, obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir
  5. meus caros, não é Ambev e nem Inbev, agora é ABInbev, resultado da fusão da brasileira Ambev + Belga Interbrew + americana Anheuser Busch.

    ResponderExcluir